quarta-feira, 8 de maio de 2019

Práticas Educativas – um diálogo constante
Diário de aprendizagem
Período que antecedeu o encontro de 11/04

No período que antecedeu o encontro de 11/04, uma das atividades que realizamos foi repensar a Sequência Didática e adequá-la a um formato mais didático.
Seguindo as orientações abaixo:


Segue o resultado das discussões:

Unidade Curricular: Práticas Educativas na Educação Profissional e Tecnológica
Docentes: Veruska Ribeiro Machado, Marcelo de Faria Salviano, Debora Leite Silvano, Rosa Amélia Pereira da Silva
Discentes: Fabiana Leite, Glayce Helena, James Figueiredo, Maria do Carmo

Sequência Didática: Conto de Escola de Machado de Assis

1- Série: 2º ano (Ensino Médio/Ensino Médio Integrado)

2- Áreas do conhecimento:
Literatura, História, Sociologia, Tecnologias da Informação e Comunicação, Matemática.

3- Conteúdos:
Letramento literário, estratégias de leitura;
Circunstâncias históricas presentes no conto: fim do império, Abolição da escravatura e Proclamação da República;
Circunstâncias históricas do Brasil atual (comparativos entre a educação no século XIX e hoje);
Vida e obra de Machado de Assis;
Métodos de resolução de problemas e pensamento computacional;
Estruturas de controle e de repetição;
Programação por blocos;

4- Objetivos: (O que pretendemos que os alunos aprendam com essa SD?)

* Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la;
* Identificar a tese de um texto;
* Inferir  informações implícitas no texto;
* Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto;
* Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa;
* Refletir sobre as principais questões discutidas no conto, estabelecendo paralelos com a realidade social;
* Estabelecer comparativos entre a educação no século XIX e hoje, analisando os dados históricos;   

* Ampliar as percepções dos conceitos abordados no texto a partir da participação efetiva nas atividades propostas;
* Entender o recurso de releitura de uma obra literária e aplicá-la de forma lúdica no contexto das tecnologias digitais;
* Compreender a importância do trabalho em equipe, empatia, compreensão, divisão de tarefas, organização, etc;
* Compreender conceitos matemáticos (coordenadas, variável e números aleatórios);
* Perceber o processo de concepção (design);
* Aprender técnicas de resolução de problemas com o uso do pensamento computacional e com isso melhorar a fluência nas tecnologias digitais.
* Utilizar a programação por blocos para conhecer estruturas de controle e de repetição;

5- Duração: 15 aulas de 50 min

6- Recursos didáticos: Texto, data show, internet, laboratório de informática equipado com computadores e o Scratch instalado ou com acesso à Internet.

7- Estratégias:

7.1  Atividades (5 aulas de 50 min)

Atividade 1

Leitura do conto: Conto de escola, Machado de Assis;

Contextualização: 50 min (Brainstorming: técnica de discussão em grupo que se vale da contribuição espontânea de ideias por parte de todos os participantes, no intuito de resolver algum problema ou de conceber um trabalho criativo ( registrar no quadro as contribuições) .

Sugestão:

* Apresentar no slide nomes de algumas obras (exemplo:Dom Casmurro / O alienista / Memórias póstumas de Brás Cubas) e alguns personagens ( exemplo: Capitu, Bentinho) mais célebres de Machado de Assis.
* Indagar se os alunos ouviram/ conhecem alguma das obras e/ou personagens registrados no slide.
* A partir das respostas, estabelecer uma conversa com os educandos, direcionando o diálogo para que os estudantes digam quem escreveu as obras mencionadas.
* Pedir para os discentes citem  o que leram, as impressões que tiveram do contato com Machado de Assis.
* Caso os discentes não lembrem o nome de Machado de Assis, o docente cita-o e retorna para os educandos buscando informações para enriquecer o diálogo.

* Registrar no quadro a síntese das informações que os estudantes sabem sobre a vida e obra de Machado de Assis.

* Enriquecer o diálogo apresentando os principais acontecimentos e obras da vida de Machado, expondo fotos no data show.

Para mais informações de Machado de Assis: www.dominiopublico.gov.br

Machado de Assis é um dos maiores escritores da literatura¹ brasileira, ele escreveu em vários gêneros²:  contos, poesias, romances. O texto que vamos ler é um conto³. Quem gosta de ler contos? O que é um conto?

Vale a pena relembrar o que é Literatura e sua importância:

A Literatura, como produção humana, está intrinsecamente ligada à vida social, assim compreende-se que ela é criada dentro de um contexto; numa determinada língua, dentro de um determinado país e numa determinada época, onde se pensa de certa maneira; portanto, ela carrega em si marcas desse contexto. (SILVA, 2003, p.123 in Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná, 2007, p 36).

Gênero: Sempre que produzimos textos orais ou escritos atendemos determinada situação e finalidade, exemplo: e-mail, diário, resenha, conto, receita de bolo, esses textos possuem uma estrutura própria que se repete a isso damos o nome de Gênero textual.


Conto: é uma narrativa curta, o tempo e o espaço são reduzidos, as poucas personagens existem em razão de um núcleo. É a narrativa de um fato/ situação ocorrida na vida dos personagens. O tempo pode ser cronológico ou psicológico e o caráter real ou fantástico.


Atividade 2: 30 min

Na aula seguinte, apresentar o conto e continuar a ativação dos conhecimentos prévios sobre o texto

Levantamento de conhecimento prévio:

Levantamento de conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto, de acordo com os pressupostos apontados por Rojo (2009: 77, 78). Iniciar a atividade com as estratégias de antecipação das informações e ativação de conhecimentos prévios sobre o texto.

Ativação dos conhecimentos prévios

1. A que nos remete o título do conto?
2. O título cria expectativas sobre o tema? Sobre o que se fala num “Conto de
Escola”?
3. O título traz informações suficientes para que possamos descobrir, de imediato, qual
o assunto tratado por Machado de Assis nesse conto? Justifique a sua resposta.

Atividade 3: 20 min

Há possibilidades a seguir, o professor deve escolher considerando as peculiaridades da turma em que atua.

I- Leitura silenciosa pelo aluno, leitura em voz alta pelo professor e/ou compartilhada.
II- Outra possibilidade também é utilizar a sala de aula invertida, o aluno lê previamente o texto em casa e em sala os grupos fazem uma leitura dramatizada do mesmo .

Atividade 4: 100 min

Em grupos, confirmar ou refutar as hipótese levantadas anteriormente.
1. Suas expectativas foram confirmadas? Por quê?
2. O título do conto é pertinente em relação às ideias (assunto) apresentadas no
texto?
3. Qual a temática desenvolvida por Machado de Assis neste conto? Busque, no
texto, elementos que comprovem sua resposta.
4- Visitar coletivamente o site abaixo, projetá-lo no slide e ler com os alunos um texto informativo sobre a como era o ensino nas escolas do século XIX?


5- Solicitar que os estudantes enumerem semelhanças e diferenças que observam entre o ensino praticado no século XIX e o do século XXI.

 O professor enriquece essas falas, paulatinamente, acentuando os avanços, recuos, significado da educação e dos tempos e modos escolares, como era a escola no século XIX e como é hoje

Nesse ponto pode-se falar sobre o contexto histórico de cada experiência e como isso impacta no subjetivo dos sujeitos - exemplo: a educação era para todas e todos?

 O professor deve situar os educandos com relação a outros fatos históricos da época, enfatizar que a literatura nos permite voltar ao passado e refletir sobre costumes da época em que o escritor está inserido. Nesse conto, a história narrada tem como contexto histórico o fim do Império, a Abolição dos Escravos e a Proclamação da República.

Fontes de estudo:

* A escravidão africana no Brasil (1949), de Maurício Goulart;
 * A integração do negro na sociedade de classes (1964), de Florestan Fernandes;
 * O abolicionismo(1883), de Joaquim Nabuco;
* Casa grande e senzala (1933), de Gilberto Freyre;
* Do Império à República (1972), de Sérgio Buarque de Holanda ( a obra abrange a fase 1868-1889, explora o funcionamento da administração e da vida política, os dilemas do poder e as particularidades do parlamentarismo brasileiro).

Atividade 5: 50 min

Em roda de conversa, conversar a respeito dos elementos da narrativa:
Personagens, os lugares onde os fatos acontecem, o momento, o narrador.
.O foco narrativo (é o ponto de vista que o narrador se utiliza para contar um fato):  Como o narrador conta o fato? Ele participa das ações ou somente conta a história?
Quais as principais questões levantadas pela narrativa? As questões são pertinentes, importantes? Relacionam-se a nossa realidade? De que forma? Elas precisam ser discutidas? Por quê? ( O professor pode abordar questões como: 1- Escola hoje - lugar de aprendizagens significativas, interessantes para o estudante? Por quê? Como alcançar a situação mais propícia às aprendizagens? 2- Corrupção e delação 3- Papel do professor.

7.2- Problematização/ contextualização: 2 aulas de 50 min

Atividade 5: 50 min
Para pensar
Atividades para serem desenvolvidas em grupo:

O narrador, personagem central, não tem acesso ao estado mental das demais personagens. Narra de um centro fixo, limitado quase que exclusivamente às suas percepções, pensamentos e sentimentos. Ele conta o primeiro contato com a corrupção e a delação num ambiente (escola) que deveria aproveitar essas situações e desenvolver a ética, empatia, colaboração. Considerando esses fatos, reflitam: ( Essa atividade deve ser desenvolvida em grupo)

I- Como Policarpo poderia usar a situação- conflito envolvendo os meninos para desenvolver e ampliar as percepções, princípios, padrões e mudar comportamentos. Escreva, coletivamente a condução que vocês dariam ao conflito.

II- Explicar o que consideram corrupção. Explicar se ela está presente em nossas vidas, no dia a dia?

Resolução do problema: 1 aula de 50 min

Exposição/ discussão das reflexões propostas na problematização/ contextualização.

Destacar as impressões, posicionamentos que tiveram da leitura da cartilha .“O que você tem a ver com a corrupção” a respeito das circunstâncias, situações abordadas.

7.3- 1 aula de 50 min

Após as percepções descritas acima, os estudantes devem ler no suporte virtual a cartilha “O que você tem a ver com a corrupção”. ( Levar os educandos ao laboratório de informática)


7.4- Ampliação do conhecimento: 1 aula de 50 min

Atividade extraclasse: 50 min
( Dividir a turma em grupos. Sugestão: 8 grupos de 5 alunos).Cada um pesquisará uma das questões que seguem, os itens pesquisadas podem se repetir:

Exemplos sobre os impactos da corrupção na prestação dos serviços públicos.


Explique o que é a Lei de acesso à informação ?  Como essas informações podem auxiliar os cidadãos.


Soluções para combater a corrupção no Brasil.



Fatores que levaram a Previdência Social a crise. (De acordo com o pessoal da auditoria cidadã da dívida, não existe crise na seguridade social, ela é superavitária: adjetivo - Que ocasiona ou contém superávit; em que há diferença, para mais, entre a despesa e o que foi arrecadado, valor recebido:






 Observação: Os sites citados são apenas sugestões, devendo o professor realizar novas pesquisas para enriquecer o trabalho.

Deixar que as alunas e os alunos encontrem as informações, façam o contraponto e possam construir o conhecimento a partir de suas próprias inferências.
            ( Acompanhamento e orientação do professor no decorrer da pesquisa)

Para casa:

Cada aluno deve sistematizar as informações pesquisadas e preparar-se para a exposição.

7.5- Sistematização: 2 aula de 50 min

Roda de conversa para a exposição dos resultados do trabalho de cada grupo.

7.6 - Releitura do Conto de Escola de Machado de Assis com a utilização de uma animação interativa com o Scratch: (4 aulas de 50 minutos)

Passo 1 (50 min): Organize os alunos em um semicírculo para explicar a proposta da atividade, principalmente os aspectos que circundam a releitura¹. Os alunos serão divididos em grupos de no mínimo 3 e no máximo 4 pessoas (em uma turma de 32 alunos teríamos no máximo 10 e no mínimo 8 grupos ( O educador deve adaptar, segundo a sua realidade). É importante neste momento informar os critérios para a  autoavaliação para essa etapa(4) - animação interativa com o Scratch² e quais os objetivos³ devem ser alcançados.

1- Fontes que versam sobre Releitura:





3- Relembre os objetivos com o educandos:

Compreender a importância do trabalho em equipe, empatia, compreensão, divisão de tarefas, organização, etc;
Compreender conceitos matemáticos (coordenadas, variável e números aleatórios);
Perceber o processo de concepção (design);
Aprender técnicas de resolução de problemas com o uso do pensamento computacional e com isso melhorar a fluência nas tecnologias digitais.
Utilizar a programação por blocos para conhecer estruturas de controle e de repetição;

4- Autoavaliação: A avaliação se dará por ficha individualizada que constará de tópicos que versam sobre a capacidade de desenvolver trabalho em grupo e por ficha individualizada para auto avaliação dos alunos. A ficha pode ser encontrada em <https://forms.gle/XmWEWTF2LpyDFFpP9>

Essa avaliação  será realizada no decorrer do processo de construção da animação e consta na ficha de avaliação final explicitada no tópico: Avaliação


Passo 2 (50 min): Com os alunos já compondo seus grupos, contextualizar como deverá ser feito  com um breve Brainstorm de ideias baseado nos conhecimentos prévios para compor a animação interativa da releitura. Peça para os alunos levantarem os tópicos que conterão a animação, os atores e os cenários. Os educandos devem  criar, com o auxílio do professor, uma pasta compartilhada na nuvem para facilitar a construção em equipe¹.

1- Tutorial para criar pasta na nuvem



 Realizar Autoavaliação explicitada no  7.6


Passo 3 (1h50): Após passo 2 e discussão em grupo, chegou a hora de animar e virtualizar utilizando o Scratch, linguagem de programação por blocos, criada pelo MIT para ensinar programação a pessoas a partir dos 8 anos de idade. No link a seguir é possível acessar o ambiente de programação online <https://scratch.mit.edu/>. Antes de iniciar a programação é necessário organizar os cenários e atores que serão utilizados para compor a releitura proposta. O compartilhamento será divido em duas etapas, a primeira será o compartilhamento na comunidade online do Scratch, para isso a animação deverá estar publicada num blog da turma, construído pelo professor para socializar os trabalhos. Na segunda parte poderá ser proposto que cada grupo apresente no tempo de 10 minutos os resultados obtidos com seu trabalho e ao final promover um debate para reflexão e autorreflexão.

Autoavaliação: A avaliação se dará por ficha individualizada que constará de tópicos que versam sobre a capacidade de desenvolver trabalho em grupo e por ficha individualizada para auto avaliação dos alunos. A ficha pode ser encontrada em <https://forms.gle/XmWEWTF2LpyDFFpP9>


8- Avaliação (Como ela acontece na sequência de atividades):

Avaliação 1 ( No decorrer do processo: 50%):
Os alunos serão avaliados a partir da participação, integração, colaboração com o grupo de trabalho. O professor durante o acompanhamento desses grupos observa, conversa, orienta, detecta eventuais desajustes, registra-os e compartilha-os com o grupo, oportunizando sempre possibilidades para a inclusão e participação de todos na pesquisa. Nesse sentido, é importante o professor orientar a divisão de tarefas.

Avaliação 2 (Apresentação da Releitura - Animação Scratch 40%)

Avaliação 3 ( Autoavaliação 10%)

8.1- Critérios para realizá-la:

Atividade
Pontuação/Peso
Cronograma
Participação nos debates e rodas de conversa;
20
Todas as aulas
Processo de construção da animação Scratch
30
Durante o processo com a ficha específica exposta acima.
Apresentação da Releitura - Animação Scratch
40
Aulas específicas
     4- Autoavaliação
10
Preenchimento da avaliação explicitada no Passo 3

8.2 - Atividade
Exposição dos resultados do trabalho para a comunidade escolar: Animação interativa com o Scratch será apresentada em evento como Feira de Ciências, Reunião de pais e mestres ( momento de acolhimento)

O texto: Conto de escola pode ser acessado no link abaixo:



Referências Bibliográficas:

Rojo, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.







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