Práticas Educativas – um diálogo constante
Diário de aprendizagem
Período que antecedeu o encontro de 11/04
No período que antecedeu o encontro
de 11/04, uma das atividades que realizamos foi repensar a Sequência Didática e
adequá-la a um formato mais didático.
Seguindo as orientações abaixo:
Segue o resultado das discussões:
O texto: Conto de escola pode ser acessado no link abaixo:
Unidade Curricular: Práticas Educativas na Educação
Profissional e Tecnológica
Docentes: Veruska Ribeiro Machado, Marcelo de Faria
Salviano, Debora Leite Silvano, Rosa Amélia Pereira da Silva
Discentes: Fabiana Leite, Glayce Helena, James Figueiredo,
Maria do Carmo
Sequência Didática: Conto de Escola de Machado de Assis
1- Série: 2º ano (Ensino Médio/Ensino Médio Integrado)
2- Áreas do conhecimento:
Literatura, História, Sociologia, Tecnologias da Informação
e Comunicação, Matemática.
3- Conteúdos:
Letramento literário, estratégias de leitura;
Circunstâncias históricas presentes no conto: fim do
império, Abolição da escravatura e Proclamação da República;
Circunstâncias históricas do Brasil atual (comparativos
entre a educação no século XIX e hoje);
Vida e obra de Machado de Assis;
Métodos de resolução de problemas e pensamento
computacional;
Estruturas de controle e de repetição;
Programação por blocos;
4- Objetivos: (O que pretendemos que os alunos aprendam com
essa SD?)
* Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos
para sustentá-la;
* Identificar a tese de um texto;
* Inferir informações implícitas no texto;
* Estabelecer relação causa/consequência entre partes e
elementos do texto;
* Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que
constroem a narrativa;
* Refletir sobre as principais questões discutidas no conto,
estabelecendo paralelos com a realidade social;
* Estabelecer comparativos entre a educação no século XIX e
hoje, analisando os dados históricos;
* Ampliar as percepções dos conceitos abordados no texto a
partir da participação efetiva nas atividades propostas;
* Entender o recurso de releitura de uma obra literária e
aplicá-la de forma lúdica no contexto das tecnologias digitais;
* Compreender a importância do trabalho em equipe, empatia,
compreensão, divisão de tarefas, organização, etc;
* Compreender conceitos matemáticos (coordenadas, variável e
números aleatórios);
* Perceber o processo de concepção (design);
* Aprender técnicas de resolução de problemas com o uso do
pensamento computacional e com isso melhorar a fluência nas tecnologias
digitais.
* Utilizar a programação por blocos para conhecer estruturas
de controle e de repetição;
5- Duração: 15 aulas de 50 min
6- Recursos didáticos: Texto, data show, internet,
laboratório de informática equipado com computadores e o Scratch instalado ou
com acesso à Internet.
7- Estratégias:
7.1 Atividades (5 aulas de 50 min)
Atividade 1
Leitura do conto: Conto de escola, Machado de Assis;
Contextualização: 50 min (Brainstorming: técnica de
discussão em grupo que se vale da contribuição espontânea de ideias por parte
de todos os participantes, no intuito de resolver algum problema ou de conceber
um trabalho criativo ( registrar no quadro as contribuições) .
Sugestão:
* Apresentar no slide nomes de algumas obras (exemplo:Dom
Casmurro / O alienista / Memórias póstumas de Brás Cubas) e alguns personagens
( exemplo: Capitu, Bentinho) mais célebres de Machado de Assis.
* Indagar se os alunos ouviram/ conhecem alguma das obras e/ou
personagens registrados no slide.
* A partir das respostas, estabelecer uma conversa com os
educandos, direcionando o diálogo para que os estudantes digam quem escreveu as
obras mencionadas.
* Pedir para os discentes citem o que leram, as
impressões que tiveram do contato com Machado de Assis.
* Caso os discentes não lembrem o nome de Machado de Assis, o
docente cita-o e retorna para os educandos buscando informações para enriquecer
o diálogo.
* Registrar no quadro a síntese das informações que os
estudantes sabem sobre a vida e obra de Machado de Assis.
* Enriquecer o diálogo apresentando os principais
acontecimentos e obras da vida de Machado, expondo fotos no data show.
Para mais informações de Machado de Assis: www.dominiopublico.gov.br
Machado de Assis é um dos maiores escritores da literatura¹
brasileira, ele escreveu em vários gêneros²: contos, poesias, romances. O
texto que vamos ler é um conto³. Quem gosta de ler contos? O que é um conto?
Vale a pena relembrar o que é Literatura e sua importância:
A Literatura, como produção humana, está intrinsecamente
ligada à vida social, assim compreende-se que ela é criada dentro de um
contexto; numa determinada língua, dentro de um determinado país e numa
determinada época, onde se pensa de certa maneira; portanto, ela carrega em si
marcas desse contexto. (SILVA, 2003, p.123 in Diretrizes Curriculares do Estado
do Paraná, 2007, p 36).
Para saber mais: https://www.soliteratura.com.br/introducao/
Gênero: Sempre que produzimos textos orais ou escritos
atendemos determinada situação e finalidade, exemplo: e-mail, diário, resenha,
conto, receita de bolo, esses textos possuem uma estrutura própria que se
repete a isso damos o nome de Gênero textual.
Para saber mais: https://www.todamateria.com.br/generos-textuais/
Conto: é uma narrativa curta, o tempo e o espaço são
reduzidos, as poucas personagens existem em razão de um núcleo. É a narrativa
de um fato/ situação ocorrida na vida dos personagens. O tempo pode ser
cronológico ou psicológico e o caráter real ou fantástico.
Para saber mais sobre conto: https://www.significados.com.br/conto/
https://www.infoescola.com/redacao/conto/
Atividade 2: 30 min
Na aula seguinte, apresentar o conto e continuar a ativação
dos conhecimentos prévios sobre o texto
Levantamento de conhecimento prévio:
Levantamento de conhecimentos prévios dos alunos sobre o
assunto, de acordo com os pressupostos apontados por Rojo (2009: 77, 78).
Iniciar a atividade com as estratégias de antecipação das informações e
ativação de conhecimentos prévios sobre o texto.
Ativação dos conhecimentos prévios
1. A que nos remete o título do conto?
2. O título cria expectativas sobre o tema? Sobre o que se
fala num “Conto de
Escola”?
3. O título traz informações suficientes para que possamos
descobrir, de imediato, qual
o assunto tratado por Machado de Assis nesse conto?
Justifique a sua resposta.
Atividade 3: 20 min
Há possibilidades a seguir, o professor deve escolher
considerando as peculiaridades da turma em que atua.
I- Leitura silenciosa pelo aluno, leitura em voz alta pelo
professor e/ou compartilhada.
II- Outra possibilidade também é utilizar a sala de aula
invertida, o aluno lê previamente o texto em casa e em sala os grupos fazem uma
leitura dramatizada do mesmo .
Atividade 4: 100 min
Em grupos, confirmar ou refutar as hipótese levantadas
anteriormente.
1. Suas expectativas foram confirmadas? Por quê?
2. O título do conto é pertinente em relação às ideias
(assunto) apresentadas no
texto?
3. Qual a temática desenvolvida por Machado de Assis neste
conto? Busque, no
texto, elementos que comprovem sua resposta.
4- Visitar coletivamente o site abaixo, projetá-lo no slide
e ler com os alunos um texto informativo sobre a como era o ensino nas escolas
do século XIX?
5- Solicitar que os estudantes enumerem semelhanças e
diferenças que observam entre o ensino praticado no século XIX e o do século
XXI.
O professor enriquece
essas falas, paulatinamente, acentuando os avanços, recuos, significado da
educação e dos tempos e modos escolares, como era a escola no século XIX e como
é hoje
Nesse ponto pode-se falar sobre o contexto histórico de cada
experiência e como isso impacta no subjetivo dos sujeitos - exemplo: a educação
era para todas e todos?
O professor deve
situar os educandos com relação a outros fatos históricos da época, enfatizar
que a literatura nos permite voltar ao passado e refletir sobre costumes da
época em que o escritor está inserido. Nesse conto, a história narrada tem como
contexto histórico o fim do Império, a Abolição dos Escravos e a Proclamação da
República.
Fontes de estudo:
* A escravidão africana no Brasil (1949), de Maurício Goulart;
* A integração do negro
na sociedade de classes (1964), de Florestan Fernandes;
* O abolicionismo(1883),
de Joaquim Nabuco;
* Casa grande e senzala (1933), de Gilberto Freyre;
* Do Império à República (1972), de Sérgio Buarque de Holanda
( a obra abrange a fase 1868-1889, explora o funcionamento da administração e
da vida política, os dilemas do poder e as particularidades do parlamentarismo
brasileiro).
Atividade 5: 50 min
Em roda de conversa, conversar a respeito dos elementos da
narrativa:
Personagens, os lugares onde os fatos acontecem, o momento,
o narrador.
.O foco narrativo (é o ponto de vista que o narrador se
utiliza para contar um fato): Como o narrador conta o fato? Ele participa
das ações ou somente conta a história?
Quais as principais questões levantadas pela narrativa? As
questões são pertinentes, importantes? Relacionam-se a nossa realidade? De que
forma? Elas precisam ser discutidas? Por quê? ( O professor pode abordar
questões como: 1- Escola hoje - lugar de aprendizagens significativas, interessantes
para o estudante? Por quê? Como alcançar a situação mais propícia às
aprendizagens? 2- Corrupção e delação 3- Papel do professor.
7.2- Problematização/ contextualização: 2 aulas de 50 min
Atividade 5: 50 min
Para pensar
Atividades para serem desenvolvidas em grupo:
O narrador, personagem central, não tem acesso ao estado
mental das demais personagens. Narra de um centro fixo, limitado quase que
exclusivamente às suas percepções, pensamentos e sentimentos. Ele conta o
primeiro contato com a corrupção e a delação num ambiente (escola) que deveria
aproveitar essas situações e desenvolver a ética, empatia, colaboração.
Considerando esses fatos, reflitam: ( Essa atividade deve ser desenvolvida em
grupo)
I- Como Policarpo poderia usar a situação- conflito
envolvendo os meninos para desenvolver e ampliar as percepções, princípios,
padrões e mudar comportamentos. Escreva, coletivamente a condução que vocês
dariam ao conflito.
II- Explicar o que consideram corrupção. Explicar se ela
está presente em nossas vidas, no dia a dia?
Resolução do problema: 1 aula de 50 min
Exposição/ discussão das reflexões propostas na
problematização/ contextualização.
Destacar as impressões, posicionamentos que tiveram da
leitura da cartilha .“O que você tem a ver com a corrupção” a respeito das
circunstâncias, situações abordadas.
7.3- 1 aula de 50 min
Após as percepções descritas acima, os estudantes devem ler
no suporte virtual a cartilha “O que você tem a ver com a corrupção”. ( Levar
os educandos ao laboratório de informática)
7.4- Ampliação do conhecimento: 1 aula de 50 min
Atividade extraclasse: 50 min
( Dividir a turma em grupos. Sugestão: 8 grupos de 5
alunos).Cada um pesquisará uma das questões que seguem, os itens pesquisadas
podem se repetir:
Exemplos sobre os impactos da corrupção na prestação dos
serviços públicos.
Explique o que é a Lei de acesso à informação ? Como
essas informações podem auxiliar os cidadãos.
Soluções para combater a corrupção no Brasil.
Fatores que levaram a Previdência Social a crise. (De acordo
com o pessoal da auditoria cidadã da dívida, não existe crise na seguridade
social, ela é superavitária: adjetivo - Que ocasiona ou contém superávit; em
que há diferença, para mais, entre a despesa e o que foi arrecadado, valor
recebido:
Observação: Os sites
citados são apenas sugestões, devendo o professor realizar novas pesquisas para
enriquecer o trabalho.
Deixar que as alunas e os alunos encontrem as informações,
façam o contraponto e possam construir o conhecimento a partir de suas próprias
inferências.
(
Acompanhamento e orientação do professor no decorrer da pesquisa)
Para casa:
Cada aluno deve sistematizar as informações pesquisadas e
preparar-se para a exposição.
7.5- Sistematização: 2 aula de 50 min
Roda de conversa para a exposição dos resultados do trabalho
de cada grupo.
7.6 - Releitura do Conto de Escola de Machado de Assis com a
utilização de uma animação interativa com o Scratch: (4 aulas de 50 minutos)
Passo 1 (50 min): Organize os alunos em um semicírculo para
explicar a proposta da atividade, principalmente os aspectos que circundam a releitura¹.
Os alunos serão divididos em grupos de no mínimo 3 e no máximo 4 pessoas (em
uma turma de 32 alunos teríamos no máximo 10 e no mínimo 8 grupos ( O educador
deve adaptar, segundo a sua realidade). É importante neste momento informar os critérios
para a autoavaliação para essa etapa(4) - animação interativa com o Scratch²
e quais os objetivos³ devem ser alcançados.
1- Fontes que versam sobre Releitura:
3- Tutorial Scratch: <https://docs.google.com/document/d/1KqiSEj2DHlTpsiMfmARuERUXv6mr5djoAjODAtOsbRs/edit>
3- Relembre os objetivos com o educandos:
Compreender a importância do trabalho em equipe, empatia,
compreensão, divisão de tarefas, organização, etc;
Compreender conceitos matemáticos (coordenadas, variável e
números aleatórios);
Perceber o processo de concepção (design);
Aprender técnicas de resolução de problemas com o uso do
pensamento computacional e com isso melhorar a fluência nas tecnologias
digitais.
Utilizar a programação por blocos para conhecer estruturas
de controle e de repetição;
4- Autoavaliação: A avaliação se dará por ficha
individualizada que constará de tópicos que versam sobre a capacidade de
desenvolver trabalho em grupo e por ficha individualizada para auto avaliação
dos alunos. A ficha pode ser encontrada em <https://forms.gle/XmWEWTF2LpyDFFpP9>
Essa avaliação será realizada no decorrer do processo
de construção da animação e consta na ficha de avaliação final explicitada no
tópico: Avaliação
Passo 2 (50 min): Com os alunos já compondo seus grupos,
contextualizar como deverá ser feito com um breve Brainstorm de ideias
baseado nos conhecimentos prévios para compor a animação interativa da
releitura. Peça para os alunos levantarem os tópicos que conterão a animação,
os atores e os cenários. Os educandos devem criar, com o auxílio do
professor, uma pasta compartilhada na nuvem para facilitar a construção em
equipe¹.
1- Tutorial para criar pasta na nuvem
Realizar
Autoavaliação explicitada no 7.6
Passo 3 (1h50): Após passo 2 e discussão em grupo, chegou a
hora de animar e virtualizar utilizando o Scratch, linguagem de programação por
blocos, criada pelo MIT para ensinar programação a pessoas a partir dos 8 anos
de idade. No link a seguir é possível acessar o ambiente de programação online
<https://scratch.mit.edu/>. Antes
de iniciar a programação é necessário organizar os cenários e atores que serão
utilizados para compor a releitura proposta. O compartilhamento será divido em
duas etapas, a primeira será o compartilhamento na comunidade online do
Scratch, para isso a animação deverá estar publicada num blog da turma,
construído pelo professor para socializar os trabalhos. Na segunda parte poderá
ser proposto que cada grupo apresente no tempo de 10 minutos os resultados
obtidos com seu trabalho e ao final promover um debate para reflexão e
autorreflexão.
Autoavaliação: A avaliação se dará por ficha individualizada
que constará de tópicos que versam sobre a capacidade de desenvolver trabalho
em grupo e por ficha individualizada para auto avaliação dos alunos. A ficha
pode ser encontrada em <https://forms.gle/XmWEWTF2LpyDFFpP9>
8- Avaliação (Como ela acontece na sequência de atividades):
Avaliação 1 ( No decorrer do processo: 50%):
Os alunos serão avaliados a partir da participação,
integração, colaboração com o grupo de trabalho. O professor durante o
acompanhamento desses grupos observa, conversa, orienta, detecta eventuais
desajustes, registra-os e compartilha-os com o grupo, oportunizando sempre
possibilidades para a inclusão e participação de todos na pesquisa. Nesse
sentido, é importante o professor orientar a divisão de tarefas.
Avaliação 2 (Apresentação da Releitura - Animação Scratch
40%)
Avaliação 3 ( Autoavaliação 10%)
8.1- Critérios para realizá-la:
Atividade
|
Pontuação/Peso
|
Cronograma
|
Participação nos debates e rodas de conversa;
|
20
|
Todas as aulas
|
Processo de construção da animação Scratch
|
30
|
Durante o processo com a ficha específica exposta acima.
|
Apresentação da Releitura - Animação Scratch
|
40
|
Aulas específicas
|
4- Autoavaliação
|
10
|
Preenchimento da avaliação explicitada no Passo 3
|
8.2 - Atividade
Exposição dos resultados do trabalho para a comunidade
escolar: Animação interativa com o Scratch será apresentada em evento como
Feira de Ciências, Reunião de pais e mestres ( momento de acolhimento)
Referências Bibliográficas:
Rojo, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão
social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
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