Práticas Educativas – um diálogo constante
Diário de aprendizagem
Quinta- feira, 28 de março de 2019
A aula começou com a apresentação
da Sequência Didática por dois grupos:
Grupo 1: Fabiana, James, Maria do
Carmo, Glayce
Grupo 2: Irene, Mariana, Kaliana
e Safira
O grupo 1 desenvolveu as
atividades a partir da obra literária: Quarto de despejo de Coralina Maria de
Jesus.
O grupo 2 propôs atividades para
equacionar o problema do lixo próximo às imediações da escola que a professora
Irene trabalha.
Após as apresentações, a
professora Veruska informou aos grupos que ambos haviam elaborado não uma
Sequência Didática, mas um Projeto Integrador. As professoras Veruska e Rosa
Amélia contaram suas experiências com a Sequência Didática e pontuaram suas
particularidades.
No segundo momento, respaldados
na leitura e reflexão do texto: Saberes e incertezas sobre o currículo de José
Gimeno Sacristán. Em grupos, realizamos a análise do Plano de curso relativo ao
Curso Técnico de Nível Médio em Manutenção Automotiva Integrado ao Ensino
Médio, na modalidade presencial, do campus Estrutural.
O meu grupo era composto por
Glayce e Gabrielle, professora do campus Estrutural.
Eis o comando da atividade:
Suponham que façam parte da
Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação e que recebam, como
conselheiros, o questionamento do Instituto Federal de Brasília acerca do
currículo do curso de Ensino Médio Integrado. Vocês deverão conhecer a demanda
da Instituição e preparar um parecer em resposta à solicitação considerando os
textos lidos em Práticas Educativas e as discussões e produções realizadas até
o momento na disciplina. A seguir, encontram-se as demais orientações para a
execução da tarefa.
Interessado: Instituto
Federal de Brasília
Assunto: O IFB encaminha
consulta sobre a adaptação curricular do curso técnico integrado à Base
Nacional Comum Curricular (BNCC)
Relatores:
Data de aprovação:
I- Relatório
1- Histórico
No histórico, os relatores devem avaliar o currículo do Curso Técnico
Integrado
2- A Base Nacional Comum
Curricular (BNCC)
Nesta parte do relatório, os relatores devem tecer algumas
considerações relevantes sobre a BNCC.
II- Encaminhamento dos relatores
No encaminhamento, os relatores devem apresentar orientações ao IFB no
que se refere à revisão do currículo do Curso Técnico Integrado em observância à
BNCC.
A discussão e análise do currículo do Curso Técnico Integrado em
observância à BNCC foram muito produtivas, pois contou com a partilha de experiência
da Gabrielle, professora do campus Estrutural, a qual pôde estabelecer um
paralelo sobre os princípios que versam o Currículo e a aplicabilidade no cotidiano
escolar.
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