quarta-feira, 8 de maio de 2019


Práticas Educativas – um diálogo constante
Diário de aprendizagem
Quinta- feira, 28 de março de 2019

A aula começou com a apresentação da Sequência Didática por dois grupos:

Grupo 1: Fabiana, James, Maria do Carmo, Glayce
Grupo 2: Irene, Mariana, Kaliana e Safira

O grupo 1 desenvolveu as atividades a partir da obra literária: Quarto de despejo de Coralina Maria de Jesus.


O grupo 2 propôs atividades para equacionar o problema do lixo próximo às imediações da escola que a professora Irene trabalha.

Após as apresentações, a professora Veruska informou aos grupos que ambos haviam elaborado não uma Sequência Didática, mas um Projeto Integrador. As professoras Veruska e Rosa Amélia contaram suas experiências com a Sequência Didática e pontuaram suas particularidades.


No segundo momento, respaldados na leitura e reflexão do texto: Saberes e incertezas sobre o currículo de José Gimeno Sacristán. Em grupos, realizamos a análise do Plano de curso relativo ao Curso Técnico de Nível Médio em Manutenção Automotiva Integrado ao Ensino Médio, na modalidade presencial, do campus Estrutural.

O meu grupo era composto por Glayce e Gabrielle, professora do campus Estrutural.

Eis o comando da atividade:
Suponham que façam parte da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação e que recebam, como conselheiros, o questionamento do Instituto Federal de Brasília acerca do currículo do curso de Ensino Médio Integrado. Vocês deverão conhecer a demanda da Instituição e preparar um parecer em resposta à solicitação considerando os textos lidos em Práticas Educativas e as discussões e produções realizadas até o momento na disciplina. A seguir, encontram-se as demais orientações para a execução da tarefa.

Interessado: Instituto Federal de Brasília
Assunto: O IFB encaminha consulta sobre a adaptação curricular do curso técnico integrado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Relatores:
Data de aprovação:

I- Relatório
1- Histórico
No histórico, os relatores devem avaliar o currículo do Curso Técnico Integrado


2- A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Nesta parte do relatório, os relatores devem tecer algumas considerações relevantes sobre a BNCC.

II- Encaminhamento dos relatores

No encaminhamento, os relatores devem apresentar orientações ao IFB no que se refere à revisão do currículo do Curso Técnico Integrado em observância à BNCC.

A discussão e análise do currículo do Curso Técnico Integrado em observância à BNCC foram muito produtivas, pois contou com a partilha de experiência da Gabrielle, professora do campus Estrutural, a qual pôde estabelecer um paralelo sobre os princípios que versam o  Currículo e a aplicabilidade no cotidiano escolar.



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