domingo, 19 de maio de 2019




Práticas Educativas – um diálogo constante
Diário de aprendizagem
Quinta- feira, 25 de abril de 2019

Sequências Didáticas

Nessa aula, os colegas iniciaram as apresentações das sequências didáticas, três propostas foram socializadas, todas relevantes e em harmonia com o objetivo de formação integral do sujeito. Dentre elas, escolhi para análise a sequência construída sobre o tema: Gênero jornalístico e o jornalismo do século XXI.







Protótipo - Sequência Didática

 Tema: Gênero jornalístico e o jornalismo do século XXI

Objetivo geral:
 * Compreender o gênero jornalístico.

Objetivos específicos:

* Conhecer a História do jornal;
* Entender a diferença entre jornal escrito e digital;
* Debater o gênero sob o olhar Histórico-social;
* Elaborar jornal digital.

Recursos: vídeo, texto, filme, computador, internet, exposição oral.

Conteúdo: Língua Portuguesa, Sociologia, História, Filosofia.

Fundamentação teórica:

*Vigostki- interação com o meio;
* Wallon- aprendizagem lúdica;
* Freire- aprender a aprender.

Duração: 10 aulas de 50 minutos

Metodologias ativas:

* Brainstorm;
* Debate;
* Juri simulado;
* Dinâmicas: Hora da História e desafio;
* Roda de conversa;
* Visita externa;
* Bate-papo com especialistas.

1ª aula (2 aulas):

* Levantamento do conhecimento prévio:
* Brainstorm (20min): Jogar a palavra Jornal e Notícia e vê o conhecimento que os alunos têm a respeito.
* Roda de conversa (30 min) sobre o que os estudantes entendem sobre jornal e notícia.
* Vídeo documentário (10 min);
 Nesse site tem o panorama histórico do jornalismo no Brasil

* Ler o texto que apresenta a estrutura do jornal no link:

 Depois dividir a turma em grupo e discutir o texto.

Para Casa:
·         Enviar o texto para auxiliar na  construção da história em quadrinhos, a qual será sobre a trajetória do jornalismo e como os alunos entendem o jornalismo na atualidade.

2ª aula (2 aulas):

Filme: O quarto poder (1h e 10 min)

Apresentação das histórias em quadrinhos (20min)- cada grupo vai apresentar o seu quadrinho.

* Curta: A atuação do  quarto poder segundo Paulo Henrique Amorim ( Discutindo a imprensa sob o ponto de vista histórico e político)- 7 min
* Discutir a imprensa

Para casa:
Escrever um texto sobre o poder de persuasão do jornalismo no Brasil

3ª aula (2 aulas):
* Visita técnica guiada ao Correio Braziliense

4ª aula (2 aulas):

* Bate- papo com jornalista e um designer, especialistas em jornal digital, o objetivo é que esses profissionais mostrem como é feito um jornal digital, expliquem a diferença entre jornal físico e digital (50min).

* Dinâmica: Tribunal: Temática- O que é melhor jornal físico ou digital?
 Grupo de defesa X Grupo de acusação (Depois da primeira rodada de exposição de argumentos dos dois grupos, muda-se a abordagem do grupo: quem era de defesa passa a acusar e vice-versa) (50min).

* Leva para casa um jornal digital elaborado e em funcionamento em uma escola.
Tarefa de casa: Hora da história (Texto sobre jornal digital. Destacar algumas palavras desse texto e os alunos terão que escrever um texto tendo como ponto de partida as palavras destacadas).


5ª aula (2 aulas):

Laboratório de informática: Visitar a Plataforma de hospedagem de jornal, conhecer plataformas digitais e jornais digitais.

Dinâmica sobre Proatividade (Desafio: Espécie de gincana com prazo determinado para cumprir as atividades com perguntas sobre a temática abordada. Exemplo: Vocês terão cinco minutos para lançar os quadrinhos que produziram em casa na plataforma).

Avaliação:
Processual – ao final de cada aula passa a tarefa e avalia se houve entendimento, a prática é a chamada Avaliação 180º.




Análise:
A proposta de elaborar Sequências Didáticas para nortear o processo de ensino e aprendizagem é discutido e analisado por Zabala (2010). Ele destaca essa prática como instrumento eficaz para encaminhar processos que contemplem a aprendizagem significativa, isto é, a possibilidade de estabelecer relações não-arbitrárias entre o que o  estudante “já sabe e  o que deve aprender” .

Na medida em que podem se estabelecer estas relações, quer dizer, quando a distância entre o que se sabe e o que se tem que aprender é adequada, quando o novo conteúdo tem uma estrutura que o permite, e quando o aluno tem certa disposição para chegar ao fundo, para relacionar e tirar conclusões (Ausubel, Novak e Hanesian, 1993), sua aprendizagem é uma aprendizagem significativa que está de acordo com a adoção de um enfoque profundo. (Zabala, 2010, p.37)

Para Zabala (2010, p. 18), a elaboração, o planejamento e a devida condução das sequências didáticas são determinantes para que os docentes alcancem resultados satisfatórios da sua práxis pedagógica e contribuam para o desenvolvimento de competências e habilidades dos discentes no processo de ensino e aprendizagem: “as sequências de atividades ou didáticas¹ são os principais paradigmas para analisar a intervenção pedagógica, pois permitem o exame e a avaliação considerando todo o processo, o qual inclui as fases de planejamento, aplicação e avaliação”.

Elaborar uma Sequência baseada na explanação do tema Gênero jornalístico e o jornalismo do século XXI, a depender das atividades propostas e da forma de condução das mesmas, pode contribuir para a constituição crítica dos sujeitos.

A SD em análise foi pensada para os estudantes do Ensino Médio Integrado de Eletromecânica do 3º ano.

A professora ao iniciar sua fala afirmou que um dos principais objetivos da SD era desenvolver a habilidade de interpretação de texto, já que os discentes apresentavam dificuldade de compreensão leitora. Todavia, este objetivo não estava explícito no planejamento nem tampouco contemplado nas atividades propostas.

Nesse sentido, seria pertinente elaborar propostas que envolvessem os aprendentes com a leitura e interpretação de texto em cada etapa. Uma das possibilidades seria propiciar a leitura de reportagens do mesmo tema em diferentes jornais, estabelecer comparações e análises sobre o princípio de imparcialidade no jornalismo, estas pautadas por questões cuidadosamente elaboradas pelo professor para direcionar a análise crítica.

 Atividades que envolvessem o exame do Artigo de opinião e carta do leitor seriam de grande valia para os estudantes do 3º ano, pois eles aprimorariam a percepção sobre a construção argumentativa.
               
                Outro aspecto importante, diz respeito ao conhecimento de gêneros pertencentes à esfera jornalística, nas modalidades impressa e digital: manchete, anúncio classificado, anúncio publicitário, chamada, notícia, legenda, entrevista, tabela, reportagem, gráfico, carta do leitor, editorial, crítica, artigo, resenha, crônica, tira, propaganda, resenha crítica.

                É importante que o educador promova a socialização das características desses gêneros com os estudantes de forma ampla e então proponha, num segundo momento, um recorte, uma seleção dos gêneros que serão explanados com maior profundidade.  Essa abordagem também contribuirá para atingir o objetivo geral de compreender o gênero jornalístico.

                Uma sugestão para explorar as peculiaridades desses textos, seria apresentá-los enfocando temas de interesse para os discentes, dividi-los para a análise e distribui-los para pequenos grupos de alunos. Cada grupo estaria munido de um roteiro para nortear a identificação das características de cada gênero e posteriormente socializariam com a turma os aspectos distintivos de cada tipo de texto contido no jornal escrito e digital.

 Assim teriam uma visão ampla da diversidade textual do jornal e poderiam atuar na análise e escrita dos gêneros selecionados pelo professor para a estruturação do jornal digital.

A SD contempla em seus objetivos essa elaboração do jornal digital, mas as descrições das atividades contrastam com essa informação, já que o processo de construção do jornal digital não é abordado.

As proposições sobre conhecer a História do jornal, a sua função social de informar e formar opiniões, de manipular, distorcer fatos e situações estão contempladas com os documentários, filme sugerido, visita guiada ao Correio Braziliense, bate papo com jornalista e designer, tribunal e rodas de conversa que se sucederão a essas atividades. É necessário, portanto, elaborar um roteiro para guiar os estudantes na execução de cada atividade proposta, pois esse mecanismo será um propulsor, fomentador da reflexão crítica e da construção e/ ou ampliação das perspectivas sobre as informações explanadas.

As atividades supracitadas requerem também um maior envolvimento com a área técnica do curso de Eletromecânica, pode-se explanar a História e evolução da prensa mecânica desde Gutenberg até os dispositivos atuais. Outra relação a ser elucidada é um quadro comparativo com as características da imprensa tradicional e da digital. É necessário que esse trabalho com a área técnica esteja contemplado nos objetivos.

 Esse diálogo com diferentes campos do conhecimento é essencial, visto que retoma o objetivo macro do ensino: a formação integral do sujeito, Zabala (2010, p.40) enfatiza que “a forma de propor as atividades de ensino será a que permita a máxima inter-relação entre os diferentes conteúdos”.

A SD faz uso de diversas metodologias ativas com o propósito de envolver os discentes, fomentar a participação e atingir os objetivos desejados, no entanto, deve-se tomar cuidado com o excesso dessas propostas, visto que demandam muito tempo para execução, portanto, podem extrapolar a delimitação de aulas estabelecida pelo planejamento e acabar não contribuindo para atingir os objetivos desejados.

Dessa maneira, refletir sobre a pertinência ou não de certos instrumentos contribui para uma seleção mais criteriosa desses mecanismos e ajuda significativamente na atuação do professor e estudantes no processo educativo. Zabala (2010) afirma que o professor precisa pautar suas intervenções pedagógicas no exame minucioso do que é mais adequado para a realidade em que atua

 pôr sobre a mesa os instrumentos que nos permitam introduzir diferentes formas de intervenção aquelas atividades que possibilitem uma melhora de nossa atuação nas aulas, como resultado de um conhecimento mais profundo das variáveis que intervêm e do papel que cada uma delas tem no processo de aprendizagem dos meninos e meninas(ZABALA, 2010, p.54)

                Nessa perspectiva, Zabala (2010, p.56) ainda evidencia o perigo do professor “cair no denominado falso ativismo”, por isso a necessidade do docente ter uma percepção clara das possibilidades e do sentido das atividades para cada fase do processo.

                Assim, atividades da SD também devem estar muito bem relacionadas, de forma a possibilitar a visualização de todo o processo numa sequência de propostas pontuais e significativas, segundo Zabala (2010, p.17) deve haver uma “visão processual da prática, em que estão estreitamente ligados o planejamento, a aplicação e a avaliação".

                A avaliação é outro mecanismo que precisa refletir não apenas um momento no processo, mas todo ele, por isso deve ser gradual, pautada numa percepção clara sobre a situação do educando antes da execução da SD e no acompanhamento do seu progresso ou não no decorrer das atividades propostas, sempre contando com intervenções adequadas para suprir as lacunas e carências apontadas.
                A avaliação formativa centra-se não apenas no resultado obtido, mas no processo que culminou no alcance desses resultados, a esse respeito Zabala esclarece 

Trata-se de reconhecer o trabalho bem feito, mas sobretudo o esforço realizado, fazendo-os ver as dificuldades que tiveram que solucionar e os meios de que dispuseram. Enfim, respeitar o fato diferencial é uma medida-chave para promover a atitude favorável para continuar aprendendo e para melhorar o conhecimento dos processos pessoais de aprendizagem. Com esta finalidade será necessário apresentar atividades de avaliação nas quais seja possível atribuir os êxitos e os fracassos da aprendizagem a motivos modificáveis e controláveis, como fórmula para entender que é possível avançar quando se realiza o trabalho e o esforço suficientes para consegui-lo (ZABALA, 2010, p.104).

                As propostas que nortearão a realização da avaliação formativa devem ser discriminadas a cada etapa do processo, é relevante inserir o estudante no processo de avaliação para que ele estabeleça seus avanços e necessidades.

                Cabe ressaltar a importância que os conhecimentos factuais, procedimentais, conceituais e atitudinais estejam discriminados na SD para orientar a execução das atividades e as metas a serem alcançadas.

1- São um conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais, que têm um princípio e um fim conhecidos tanto pelos professores como pelos alunos. ( Zabala, 2010, p.18)


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