O Mestrado e o IFB
Em parte
do meu Memorial Descritivo Acadêmico, conto sobre o desejo que perpassou toda
minha trajetória profissional: O propósito de cursar o Mestrado dentro de uma
instituição que fosse reconhecida, respeitada. Então, esse ano tive a
oportunidade de retornar à Academia como mestranda de uma Instituição com intervenções
educacionais e sociais relevantes, profícuas, significativas. Tenho como professores um grupo de doutores
que não restringe a produção do conhecimento científico aos limites da
Academia, mas que ousa romper como o formalismo e trabalha no sentido de aliar
reflexões teóricas à prática, num processo de construção de conhecimento
significativo, crítico, reflexivo, de sensibilidade, de empatia.
Esse mestrado, por ser profissional, tem uma característica diferenciada,
isso me chamou a atenção. Ao analisar o edital, estudar o material, a
identificação com a proposta foi imediata, pois se voltava para a prática, à
realidade; à aplicação no contexto escolar. Propiciava, também, estabelecer um
contraponto, um diálogo com as propostas do Ensino Médio e EJA praticadas pela SEEDF
e pelo Instituto Federal.
Ser partícipe
desse contexto como pesquisadora é a possibilidade de revisitar e ressignificar
práticas, metodologias, convicções. Romper com o comodismo e mecanização e
retornar para a sala de aula com perspectivas diferenciadas.
É hora de muita
leitura, produção de conhecimento, trabalho intenso, mas em todo tempo é SEMPRE hora de Gratidão.
Conheça no vídeo abaixo um pouco mais sobre a instituição.
Parabéns!
ResponderExcluirVocê é uma mulher extraordinária e uma profissional que inspira! Parabéns!
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