terça-feira, 2 de abril de 2019


Práticas Educativas – um diálogo constante

Diário de aprendizagem

Quinta- feira, 14 de março de 2019

Retorno com as postagens no blog, depois de um período de afastamento, no qual me dediquei a leituras. Hoje retomo as reflexões, apontamentos, registros, tendo como foco a aula de Práticas Educativas, ministrada pelos professores doutores: Débora Leite Machado, Marcelo de Faria Salviano, Rosa Amélia Pereira da Silva, Veruska Ribeiro Machado.

 A proposta descrita abaixo deveria ser executada tendo como fundamentação os capítulos 1 e 2 de Zabala.

Eu e Irene discutimos e elaboramos a proposta que segue:

Situação
A Secretaria de Educação de um estado brasileiro da região centro-oeste investirá na abertura de uma instituição de educação profissional em 2019. Para isso, foi realizado concurso em 2018. O corpo docente foi convocado no final de 2018, e as atividades na instituição tiveram início em janeiro de 2019. O primeiro semestre do ano será dedicado ao planejamento das atividades, que começarão no segundo semestre. O corpo docente é composto por professoras e professores oriundos de diversas experiências: alguns atuaram na educação básica, outros na superior, e há aqueles que não têm experiência em docência. Logo no primeiro mês de formação dos professores, ficou evidente para a equipe gestora que mais da metade do grupo advoga a favor de desenvolver a atividade profissional como docente levando-se exclusivamente pela experiência oriunda de atividades anteriores. Alguns, inclusive, destacam as próprias experiências como estudantes como base para atuação pedagógica. Para a equipe gestora, ficaram os desafios de : promover uma discussão sobre a função social da instituição e dos educadores que nela atuam; desenvolver o conhecimento rigoroso da tarefa do professor nesse grupo. Para enfrentar esses desafios, a equipe da instituição conta com consultores pedagógicos.

Proposta
Como consultores desta instituição, o grupo deverá elaborar uma proposta de formação continuada e em serviço para esse grupo de professores considerando as dimensões da prática educativa. Para isso, deverá considerar a leitura dos capítulos 1 e 2 do livro A prática educativa: como ensinar, de A. Zabala, bem como o conceito de práxis, discutido em texto avulso produzido pela Escola de Gestores da Educação Básica. Ao final, será entregue documento com uma estrutura básica para a organização da formação desses professores contendo: Título da Formação, objetivos, conteúdos, recursos, procedimentos metodológicos.

'Por uma prática significativa'

Objetivo geral: Compreender e aplicar as ferramentas pedagógicas para que o professor contribua com a formação integral do educando, contemplando os aspectos: trabalho, cidadania, formação ética, cultural e científica.

Os objetivos específicos:
1. Conhecer e analisar a Proposta Pedagógica da Instituição fazendo inferências sobre o papel social da escola;
2. Conhecer a diversidade dos alunos por meio da relação professor e aluno.
 3. Contribuir para a constituição do sujeito reflexivo com percepção crítica sobre o mundo e uma intervenção cidadã acertada na interação com o outro e a sociedade.
4. Conhecer e aplicar as dimensões factual, conceitual, procedimental e atitudinal segundo Zabala.
 5. Compreender a importância da Avaliação processual e formativa.

 Os conteúdos abordados:
Proposta Pedagógica da Instituição;
Papel dos professores e alunos;
Aprendizagem significativa;
Avaliação formativa na prática educativa.

 Recursos: textos, vídeos, data-show.

 Procedimentos metodológicos: 

Primeiro momento:

* Sensibilização inicial: Inteirar-se dos conhecimentos prévios dos professores a respeito da prática educativa e do papel social da escola. Suscitar essa discussão a partir da análise de diferentes situações-problemas para os pequenos grupos, após período de discussão, socializar as questões levantadas com o grande grupo, destacando o papel social da instituição e a importância da prática educativa significativa; 
* Apresentar as fontes teóricas: Antônio Zabala, Paulo Freire, Marco Antônio Moreira;
* A leitura e reflexão dos teóricos serão solicitadas como pré-requisito para as aulas do curso de formação, as mesmas serão diluídas em diferentes momentos;

Segundo momento:

* Problematização I: Análise de estudo de caso, em pequenos grupos, concatenando-os ao referencial estudado;
* Apresentação das conclusões pelos grupos;

* Problematização II: Evidenciar práticas tradicionais e práticas inovadoras de ensino por meio de depoimentos colhidos de estudantes oriundos de diferentes contextos sociais e políticos, analisar esses casos e estruturar propostas interventivas frisando o papel social da instituição e as práticas educativas significativas;
 * Exposição das propostas interventivas.

Terceiro momento:

* Planejamento de atividades, em duplas, para serem aplicadas em oficinas ofertadas a graduandos da licenciatura, os quais, ao final das oficinas, avaliarão se os procedimentos metodológicos adequam-se ao papel social da instituição e se correspondem às práticas de aprendizagem significativa;

Quarto momento:

* Aplicação das oficinas;
* As oficinas serão acompanhadas pelos consultores da instituição;
* Avaliação dos participantes da oficina considerando os seguintes aspectos: os procedimentos metodológicos adequam-se ao papel social da instituição, eles se coadunam com as práticas de aprendizagem significativa;
*Expor o resultado do trabalho com as oficinas e das avaliações dos graduandos para o grande grupo;
* Sintetizar as conclusões e avaliar as atividades a partir da Práxis ação-reflexão-ação.

Quinto momento:

* Aperfeiçoar e ampliar as atividades das oficinas a partir das intervenções dos graduandos e consultores;
* Oferecer para a comunidade local essas oficinas e avaliar os resultados dos trabalhos.


A construção dessa proposta baseia-se nas contribuições de Zabala, ele afirma que os meios teóricos corroboram para que a análise da prática educativa seja de fato reflexiva, destaca também que o professor não pode se limitar à aplicação de fórmulas no processo de ensino e aprendizagem, pois isso gera uma limitação no processo educativo.  É preciso pensar na formação integral do aluno, isto é, na constituição de um sujeito reflexivo, com percepção crítica sobre o mundo e que tenha uma intervenção cidadã, acertada na interação com o outro e a sociedade, nesse sentido, o professor tem que estar consciente da importância da sua função dentro da escola, na sociedade e na vida do aluno.

A professora Veruska fez as considerações finais, desenhando no quadro a complexidade que envolve a questão “Como ensinar?” e a necessidade de se realizar essa reflexão, apropriando - se do conhecimento dos referenciais teóricos, didáticos e psicológicos; lançando um olhar técnico, dialogado com a perspectiva política e social do nosso fazer pedagógico.

Esquema das considerações finais sobre a complexidade de "Como ensinar?"


Apresentação da Proposta de formação continuada

Apresentação da Proposta de formação continuada




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