Práticas Educativas – um diálogo constante
Diário de aprendizagem
Quinta- feira, 14 de março de 2019
Retorno com as postagens no blog,
depois de um período de afastamento, no qual me dediquei a leituras. Hoje retomo
as reflexões, apontamentos, registros, tendo como foco a aula de Práticas
Educativas, ministrada pelos professores doutores: Débora Leite Machado,
Marcelo de Faria Salviano, Rosa Amélia Pereira da Silva, Veruska Ribeiro
Machado.
A proposta descrita abaixo deveria ser
executada tendo como fundamentação os capítulos 1 e 2 de Zabala.
Eu e Irene discutimos e elaboramos a proposta que segue:
Eu e Irene discutimos e elaboramos a proposta que segue:
Situação
A Secretaria de Educação de um
estado brasileiro da região centro-oeste investirá na abertura de uma
instituição de educação profissional em 2019. Para isso, foi realizado concurso
em 2018. O corpo docente foi convocado no final de 2018, e as atividades na
instituição tiveram início em janeiro de 2019. O primeiro semestre do ano será
dedicado ao planejamento das atividades, que começarão no segundo semestre. O
corpo docente é composto por professoras e professores oriundos de diversas
experiências: alguns atuaram na educação básica, outros na superior, e há
aqueles que não têm experiência em docência. Logo no primeiro mês de formação dos
professores, ficou evidente para a equipe gestora que mais da metade do grupo
advoga a favor de desenvolver a atividade profissional como docente levando-se
exclusivamente pela experiência oriunda de atividades anteriores. Alguns,
inclusive, destacam as próprias experiências como estudantes como base para atuação
pedagógica. Para a equipe gestora, ficaram os desafios de : promover uma discussão sobre a função
social da instituição e dos educadores que nela atuam; desenvolver o conhecimento rigoroso da tarefa do professor nesse grupo.
Para enfrentar esses desafios, a equipe da instituição conta com consultores
pedagógicos.
Proposta
Como consultores desta
instituição, o grupo deverá elaborar uma proposta de formação continuada e em
serviço para esse grupo de professores considerando as dimensões da prática
educativa. Para isso, deverá considerar a leitura dos capítulos 1 e 2 do livro
A prática educativa: como ensinar, de A. Zabala, bem como o conceito de práxis,
discutido em texto avulso produzido pela Escola de Gestores da Educação Básica.
Ao final, será entregue documento com uma estrutura básica para a organização
da formação desses professores contendo: Título da Formação, objetivos, conteúdos,
recursos, procedimentos metodológicos.
'Por uma prática significativa'
Objetivo geral: Compreender e aplicar as ferramentas pedagógicas
para que o professor contribua com a formação integral do educando,
contemplando os aspectos: trabalho, cidadania, formação ética, cultural e
científica.
Os objetivos específicos:
1. Conhecer e analisar a Proposta
Pedagógica da Instituição fazendo inferências sobre o papel social da escola;
2. Conhecer a diversidade dos
alunos por meio da relação professor e aluno.
3. Contribuir para a constituição do sujeito
reflexivo com percepção crítica sobre o mundo e uma intervenção cidadã acertada
na interação com o outro e a sociedade.
4. Conhecer e aplicar as
dimensões factual, conceitual, procedimental e atitudinal segundo Zabala.
5. Compreender a importância da Avaliação
processual e formativa.
Os
conteúdos abordados:
Proposta Pedagógica da
Instituição;
Papel dos professores e alunos;
Aprendizagem significativa;
Avaliação formativa na prática
educativa.
Recursos:
textos, vídeos, data-show.
Procedimentos
metodológicos:
Primeiro momento:
* Sensibilização inicial: Inteirar-se dos conhecimentos prévios dos
professores a respeito da prática educativa e do papel social da escola. Suscitar
essa discussão a partir da análise de diferentes situações-problemas para os
pequenos grupos, após período de discussão, socializar as questões levantadas
com o grande grupo, destacando o papel social da instituição e a importância da
prática educativa significativa;
* Apresentar as fontes teóricas:
Antônio Zabala, Paulo Freire, Marco Antônio Moreira;
* A leitura e reflexão dos
teóricos serão solicitadas como pré-requisito para as aulas do curso de formação,
as mesmas serão diluídas em diferentes momentos;
Segundo momento:
* Problematização I: Análise de estudo de caso, em pequenos grupos,
concatenando-os ao referencial estudado;
* Apresentação das conclusões
pelos grupos;
* Problematização II: Evidenciar práticas tradicionais e práticas
inovadoras de ensino por meio de depoimentos colhidos de estudantes oriundos de
diferentes contextos sociais e políticos, analisar esses casos e estruturar
propostas interventivas frisando o papel social da instituição e as práticas
educativas significativas;
* Exposição das propostas interventivas.
Terceiro momento:
* Planejamento de atividades, em
duplas, para serem aplicadas em oficinas ofertadas a graduandos da licenciatura,
os quais, ao final das oficinas, avaliarão se os procedimentos metodológicos
adequam-se ao papel social da instituição e se correspondem às práticas de
aprendizagem significativa;
Quarto momento:
* Aplicação das oficinas;
* As oficinas serão acompanhadas
pelos consultores da instituição;
* Avaliação dos participantes da
oficina considerando os seguintes aspectos: os procedimentos metodológicos
adequam-se ao papel social da instituição, eles se coadunam com as práticas de
aprendizagem significativa;
*Expor o resultado do trabalho
com as oficinas e das avaliações dos graduandos para o grande grupo;
* Sintetizar as conclusões e
avaliar as atividades a partir da Práxis ação-reflexão-ação.
Quinto momento:
* Aperfeiçoar e ampliar as
atividades das oficinas a partir das intervenções dos graduandos e consultores;
* Oferecer para a comunidade
local essas oficinas e avaliar os resultados dos trabalhos.
A construção dessa proposta
baseia-se nas contribuições de Zabala, ele afirma que os meios teóricos
corroboram para que a análise da prática educativa seja de fato reflexiva,
destaca também que o professor não pode se limitar à aplicação de fórmulas no processo
de ensino e aprendizagem, pois isso gera uma limitação no processo
educativo. É preciso pensar na formação
integral do aluno, isto é, na constituição de um sujeito reflexivo, com
percepção crítica sobre o mundo e que tenha uma intervenção cidadã, acertada na
interação com o outro e a sociedade, nesse sentido, o professor tem que estar
consciente da importância da sua função dentro da escola, na sociedade e na
vida do aluno.
A professora Veruska fez as
considerações finais, desenhando no quadro a complexidade que envolve a questão
“Como ensinar?” e a necessidade de se realizar essa reflexão, apropriando - se
do conhecimento dos referenciais teóricos, didáticos e psicológicos; lançando
um olhar técnico, dialogado com a perspectiva política e social do nosso fazer
pedagógico.
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Esquema das considerações finais sobre a complexidade de "Como ensinar?" |
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Apresentação da Proposta de formação continuada |
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Apresentação da Proposta de formação continuada |
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