segunda-feira, 10 de dezembro de 2018


O Mestrado e o IFB


        Em parte do meu Memorial Descritivo Acadêmico, conto sobre o desejo que perpassou toda minha trajetória profissional: O propósito de cursar o Mestrado dentro de uma instituição que fosse reconhecida, respeitada. Então, esse ano tive a oportunidade de retornar à Academia como mestranda de uma Instituição com intervenções educacionais e sociais relevantes, profícuas, significativas.  Tenho como professores um grupo de doutores que não restringe a produção do conhecimento científico aos limites da Academia, mas que ousa romper como o formalismo e trabalha no sentido de aliar reflexões teóricas à prática, num processo de construção de conhecimento significativo, crítico, reflexivo, de sensibilidade, de empatia.

  Esse mestrado, por ser profissional, tem uma característica diferenciada, isso me chamou a atenção. Ao analisar o edital, estudar o material, a identificação com a proposta foi imediata, pois se voltava para a prática, à realidade; à aplicação no contexto escolar. Propiciava, também, estabelecer um contraponto, um diálogo com as propostas do Ensino Médio e EJA praticadas pela SEEDF e pelo Instituto Federal.

 Ser partícipe desse contexto como pesquisadora é a possibilidade de revisitar e ressignificar práticas, metodologias, convicções. Romper com o comodismo e mecanização e retornar para a sala de aula com perspectivas diferenciadas.

 É hora de muita leitura, produção de conhecimento, trabalho intenso,  mas em todo tempo é SEMPRE hora de Gratidão.

Conheça no vídeo abaixo um pouco mais sobre a instituição.












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