Visita técnica ao IFB Campus Planaltina
No dia 22 de novembro de 2018, a
turma do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IFB
realizou uma visita técnica ao IFB Campus Planaltina.
O Campus Planaltina é uma fazenda com
uma área de 2.300 hectares, localizado na zona rural de Planaltina. Foi criado
em 1959 como Escola Agrotécnica Federal de Brasília (EAF), mas em 2008 integrou-se
à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, amparada na
Lei nº 11.892 que criou os Institutos Federais.
A
unidade oferece o Técnico em Agropecuária na modalidade Ensino Médio Integrado,
para alunos que já tenham concluído o Ensino Fundamental. Também os cursos
Técnicos Subsequentes: Técnico em Agroindústria, Técnico em Agropecuária para
os estudantes que já concluíram o Ensino Médio.
Na
modalidade ensino superior há os cursos: Licenciatura em Biologia e Tecnológico
em Agroecologia. O Campus oferece os seguintes Cursos a distância: Meio
Ambiente (E-Tec), Programador de Sistemas (FIC), Secretaria Escolar
(Profuncionário), Segurança do Trabalho (E-Tec). Além desses, existem os Cursos
de Formação Inicial e Continuada (FIC): Auxiliar de Produção Animal (PROEJA), Horticultor
(PROEJA), Libras Básico, Saúde e Teclado Básico.
A visita
permitiu que os mestrandos conhecessem um pouco da rotina da escola que alia
teoria e prática. Nesse movimento a teoria é comprovada, enriquecida,
construída, reconstruída, contestada, tudo a partir da práxis (observação e
ação).
A
turma de mestrandos conheceu as plantações de laranja, do limão doce, obteve
informações de procedimentos e técnicas para a criação de tilápia, de suínos,
bovinos. Na visita aos laboratórios conheceu o Projeto que produz cerveja
artesanal com baixo custo.
A
produção de hortifrúti, pecuária não tem fins comerciais, mas atende a necessidade
do Campus, sendo destinada às refeições dos estudantes.
Essa visita permite uma vivência concreta
daquilo que é o Trabalho como princípio educativo, os estudantes do Campus
precisam observar, analisar, trabalhar com os modos de produção, os fatores econômicos
e disporem-se a fazer da aula uma atividade constante, já que é necessário
aprender e registrar independente da hora: os cuidados com a alimentação, o
processo de reprodução, o parto dos animais, bem como os processos que envolvem
a produção de hortifrúti, dentre outros mecanismos para a manutenção das
atividades agropecuárias e agroindústriais.
Muito legal
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